Os vereadores de Sinop fizeram, na sessão dessa segunda-feira (27), a entrega da moção de aplauso a juíza da 22ª Zona Eleitoral, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva. A homenagem idealizada pelo vereador Chicão do Varejão (PFL), recebeu apoio do vice-presidente da Câmara, Gilson de Oliveira (PP), do segundo secretário, Mauro Garcia (PPS), e dos vereadores Tião da São Camilo (PMDB), e Valdemar Júnior (PPS).
Segundo Chicão do Varejão, a entrega do título é o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos e a forma como a juíza conduziu o pleito eleitoral em Sinop e região durante as eleições de outubro. “A maneira como as eleições aconteceram no município garantiu a lisura e evitou a interferência de poderes político e econômico durante toda a campanha”, ressaltou o parlamentar.
A juíza ressaltou que a moção é mais que um reconhecimento é a mudança de pensamento dos políticos que, conseqüentemente, proporciona o amadurecimento da política. “É o amadurecimento do desenvolvimento da política e das pessoas que estão exercendo o cargo de político a respeito da importância de se ter um pleito eleitoral tranqüilo com equilíbrio, imparcialidade, com selo absoluto pela lisura. Tudo isso a população se conscientizou e a Câmara reconheceu o que aconteceu nessa eleição em Sinop”, destacou. “É um marco histórico, singelo, mas importante para uma modificação de cultura do que é uma eleição. Essa modificação de cultura se faz aos poucos, mas é preciso começar a fazer”, completou.
Gabriela Carina destacou ainda que a homenagem é mais um passo que irá proporcionar mudança nas próximas eleições, principalmente em 2008 quando serão eleitos os novos prefeitos e vereadores. “Acredito que isso não vá acontecer somente em Sinop, vai acontecer no Brasil todo. Uma mudança geral de concepção, de amadurecimento, de consciência política, da importância do voto”, assinalou referindo-se ao trabalho de conscientização desenvolvido durante a campanha que resultou no entendimento de muitos políticos e eleitores quanto a importância em não votar em troca de benefícios.
Além da juíza, o professor de sociologia, José Carlos Garcia e Mercedes Leondina Reinehr também receberam moções de aplauso. O professor por trazer alunos para acompanhar os trabalhos do Legislativo como forma de politização dos jovens, e Mercedes por que nos dois anos dessa legislatura não deixou de assistir a nenhuma sessão.