As eleições estaduais deste ano, na 22ª Zona Eleitoral, serão coordenadas pela juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva. Elaassumiu a vara eleitoral em novembro do ano passado, em substituição ao juiz Clóvis de Mello, que ficou dois anos na vara eleitoral. A mudança é de praxe na Justiça Eleitoral, que determina substituição do magistrado a cada dois anos.
Clovis de Mello continua na comarca de Sinop, na 3ª Vara Cível. A 22ª Zona compreende os municípios de Sinop, Vera, Feliz Natal, Cláudia, Santa Carmem e União do Sul, e conta com cerca de 86.562 eleitores. Como os eleitores tem até maio para fazer novos títulos ou transferência, esse número deve aumentar ainda mais.
Só Notícias apurou que somente no primeiro semestre do ano passado, que antecedeu as eleições do Referendo do Desarmamento, Sinop registrou um aumento de 2,23% em seu eleitorado, sendo o 4º maior colégio eleitoral do Estado. No final do ano passado, a Câmara de Sinop enviou um pedido ao Tribunal Regional (TRE) de Mato Grosso para criação de mais uma vara eleitoral.
Entre as justificativas apresentadas estão a centralização de distribuição de urnas eletrônicas para demais zonas eleitorais da região como Sorriso e Lucas do Rio Verde, acúmulo de serviços para apenas um juiz eleitoral e as novas instalações do cartório eleitoral que, segundo os vereadores, tem capacidade para abrigar uma nova zona Eleitoral. O Legislativo ainda não obteve uma resposta do TRE.