O juiz eleitoral João Manoel Guerra deve marcar para janeiro, um encontro com dirigentes de partidos e pré-candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2008, visando garantir o cumprimento dos prazos e normas eleitorais. O magistrado, destacou que passará “as instruções e a necessidade de termos uma eleição ética e limpa. Fazer uma eleição como nunca foi feito e que Sinop seja um grande exemplo no Estado”, enfatizou. A Justiça será implacável com questões de compra de votos (que já resultaram na cassação de 3 deputados este ano) boca de urna e outras questões.
As principais proibições da lei eleitoral serão explicadas para partidos e os pré-candidatos. Showmícios, brindes e outros ‘atrativos’ continuam proibidos.
Guerra disse ainda que o prazo para novos alistamentos encerra em 7 de maio e que, os eleitores que ainda estão com pendências nas últimas eleições devem procurar o cartório eleitoral e se regularizar. “Caso não tenha votado, terá que pagar uma multa por cada eleição faltosa”, alertou. Isso também vale para quem não votou ou justificou nas três últimas eleições e teve o título cancelado.
Já quem tem mais de 16 anos e ainda não se alistou pode apresentar um documento de identificação e comprovante de residência e fazer o título. Homens maiores de 18 anos também devem apresentar comprovante de alistamento militar. No caso de transferência, também é exigido o atual título.
Guerra lembrou que o prazo de convenções para os partidos definirem seus candidatos começa em 5 de junho de 2008. O prazo para pré-candidatos se filiarem a algum partido ou trocaram de sigla encerrou em outubro.