O juiz da 22ª Zona Eleitoral João Manoel Guerra indeferiu o pedido de registro de candidatura do empresário Moacir Luis Giacomelli, que pretendia concorrer ao cargo de prefeito de Vera (90 km de Sinop), pela coligação Vera em Boas Mãos (PR/PP/PSB/DEM). Moacir foi impugnado pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) a pedido da promotora Lais Glauce dos Santos, que baseou a impugnação na Lei de Inegibilidade, informando ao magistrado que o pretenso candidato tinha sido condenado na justiça.
João Guerra destacou que Moacir foi condenado em 2ª Instância por homicídio culposo na Comarca de Vera, com o processo trânsitado em julgado, em fase de execução. O juiz citou no documento que a condenação em julgado tira os direitos políticos no período que durar seus efeitos (…) “Por encontrar com os direitos políticos suspensos, acolho a impugnação do MPE e indefiro o registro”.
Giacomelli poderá recorrer ao TRE- Tribunal Regional Eleitorl- para tentar conseguir registro e disputar as eleições.
A justiça concedeu registros para o José Nilton dos Santos, da coligação Vera Cada Vez Mais Forte (PMDB/PDT/PT), que disputará a reeleição, e para o ex-vereador Bruno Boeing da Vera Novos Tempos Novos Rumos (PSDB/PTB), que também disputará a prefeitura verense.
O tempo de propaganda, já definido, sofrerá mudanças com aumento de 50% do tempo do candidato indeferido para José Nilton, que ficará com 17 minutos e 23 segundos e a outra metade para Bruno Boeing, que totalizará 12,33 minutos.