O juiz da 32ª Zona Eleitoral de Sinop, Túlio Dualibi Alves Souza, remeteu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a ação penal movida pelo Ministério Público Eleitoral contra o prefeito e vice de Cláudia (80 km de Sinop), Vilmar Giachini e Gilmar Sokolovski, respectivamente, ainda durante as eleições de 2008. De acordo com publicação no Diário Eletrônico de Justiça, eles são acusados de, em tese, oferecerem “vantagem a eleitores no assentamento Zumbi dos Palmares, consistente principalmente em horas de serviço de máquina de esteira e sementes de arroz para plantio”.
Na decisão, o juiz detalha que por terem sido eleitos, tem foro privilegiado, perante o tribunal, e que o processo, antes lotado na 22ª Zona Eleitoral, foi repassado este ano a nova zona, criada em janeiro, cujo município de Cláudia tornou-se jurisdicionado.
“Primeiramente, cumpre destacar que além das funções eleitorais este Magistrado responde pela 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Sinop e devido ao acúmulo de serviços, bem com a organização e realização dos mutirões para troca dos títulos eleitorais somente agora os autos subiram ao Gabinete para manifestação”, explica em um trecho. De acordo com a publicação, apresentada a denúncia ou a queixa ao tribunal, será feita notificação dos envolvidos.