O juiz da 32ª Zona Eleitoral de Sinop, Tulio Duailibi Alves Souza, emitiu orientação aos partidos da cidade e dos municípios circunscritos, Cláudia e União do Sul. Ele recomendou, em publicação oficial, hoje, que todos mantenham atualizadas as informações cadastrais dos filiados perante a Justiça Eleitoral. Juntas, as cidades tem mais de 11 mil eleitores ligados a alguma sigla.
Tulio reforçou que “é de inteira responsabilidade dos partidos a verificação rotineira e constante da relação de filiados no sistema Filiaweb para solução dos casos de erro no registro em virtude da atualização dos dados do eleitor-filiado”. Ele também lembrou que “da mesma forma, comunicar ao partido toda atualização para inserção no sistema interno do Filiaweb (que aponta os dados)”.
Buscando também otimizar os atendimentos na zona eleitoral, a publicação aponta que em relação a solicitação de informações ou impressão de certidões, há um procedimento a ser cumprido. “Os representantes de partidos políticos e interessados devem verificar e/ou imprimir as certidões necessárias diretamente dos sistemas criados pela Justiça Eleitoral que tenham acesso público, notadamente as informações partidárias e verificação de filiados a partidos políticos”.
A atualização dos dados das composições partidárias, disponíveis através do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias, cabe aos diretórios dos partidos. “Os sistemas estão disponíveis nos sítios do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (www.tre-mt.jus.br) e Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br)”, aponta a publicação.