O município de Paranatinga (200 km de Sinop) passa a ser comandado, a partir desta segunda-feira, pelo presidente da câmara, Valdecir Donizete Nunes, após a justiça eleitoral ter cassado, na sexta-feira, o prefeito Vilson Pires (PRP) e o vice, Jaime Filho, por compra de votos e reprovação das contas de campanha. O juiz Fernando Marques de Sales determinou que seja realizada nova eleição e a data deve ser definida pelo TRE, caso a sentença não seja reformada.
O Ministério Público denunciou o prefeito eleito por compra de votos apontando a existência de uma caderneta contendo nomes de aproximadamente 80 pessoas, com número de títulos e das seções eleitorais, que votariam em Pires em troca de dinheiro. Cada voto teria sido comprado por R$ 50. O prefeito eleito nega as acusações, mas a justiça considerou que as provas apresentadas pela promotoria foram robustas para afastar Pires do comando da prefeitura. Ele pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral.
Nas eleições de outubro, tanto Vilson Pires quanto o ex-prefeito Carlos Nascimento, que perdeu a eleição, tiveram, inicialmente, registros de candidaturas indeferidos pela justiça local devido aos processos que respondem.