A Comarca de Sinop deve ser elevada à entrância especial logo após a conclusão das obras de ampliação do fórum, que devem terminar em fevereiro do ano que vem. A previsão foi feita esta tarde, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Jurandir de Lima, que esteve vistoriando as obras juntamente com o desembargador José Ferreira Leite, o prefeito Nilson Leitão e demais lideranças.
De acordo com o presidente, assim que o município tiver a capacidade de receber o número de varas necessárias para a elevação, os processos já devem ser preparados.
“Após a conclusão dependemos da aprovação do órgão especial, mas já estamos conversando. Depois de concluída as obras do fórum, levarei para a plenária e, sendo aprovada, instalaremos a entrância. A abrangência continuará a mesma, mas como a cidade cresce sempre haverá mais trabalhos e preocupações. Tudo isso demanda um certo critério e cuidado”, disse o desembargador, ao Só Notícias. Ele também manifestou preocupação com a queda no arrecadação do Estado que reflete no duodécimo para o Judiciário, o que pode postergar a elevação da Comarca devido a limitação de recursos para contrar mais servidores.
Com a entrância especial, o número de juízes em Sinop passará de 7 (atuais) para 12. “Com isso, nós magistrados poderemos fazer nossa carreira dentro do pólo, que é Sinop. Hoje, seremos a quarta Comarca do Estado como entrância especial. Com este novo prédio nós poderemos abrigar mais varas para o fórum”, destacou o juiz diretor do fórum, João Manoel Guerra.
As obras seguem o cronograma instituído entre os dois poderes e deve ser executada no prazo previsto. “Isso consolida Sinop como esfera da justiça estadual. Com a obra, o município fica com suporte para os próximos dez anos, sem haver necessidade de fazer outras, a não ser de reparo e melhorias internas, fazendo do município um pólo efetivo da justiça”, destacou o prefeito Nilson Leitão, que acompanhou a visita.
A vistoria foi acompanhada também pelo presidente estadual da OAB, Francisco Faiad, vereadores, secretários e demais autoridades.
(Atualizada às 21:12hs)