Os prefeitos de Zé Carlos do Pátio (Rondonópolis), e Juarez Costa (Sinop), acompanhados do deputado Carlos Bezerra (PMDB) encaminharam hoje, na Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, projetos para ações nos seus respectivos municípios. Juarez Costa reivindica R$ 10 milhões para compra de máquinas e equipamentos necessários para o funcionamento do Hospital Municipal. O hospital está construído. Equipado, terá capacidade para atender a macro-região de Sinop que envolve outros 13 municípios, num total de cerca de 280 mil pessoas.
Conforme o prefeito Juarez, o objetivo é regionalizar o Hospital Municipal, com a participação em custeio e manutenção entre municípios e governos estadual e federal. O prefeito Zé do Pátio também manifestou preocupação com a “situação emergencial” que vive sua região. Segundo ele, a estrutura em saúde pública não acompanha o crescimento da região, já que os municípios adjacentes, muito mais carentes, utilizam o atendimento em Rondonópolis.
“Já fizemos três mil cirurgias e temos uma fila de sete mil pessoas aguardando a vez”, disse o prefeito. Entre as reivindicações de Pátio constam aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o Centro de Atendimento à Mulher; construção do Centro de Especialidade Referência Saúde do Trabalhador; e veículos para atendimento móvel, entre outros.
Para o deputado Carlos Bezerra, será necessário “acionar a força do PMDB” para atender aos prefeitos. Ele disse que já falou com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer. “A situação é preocupante, uma espécie de desarranjo social. Mato Grosso é rico, pela força da sua produção, mas o povo é carente e a cada dia a situação é mais crítica”, afirmou Bezerra.
Acompanharam os prefeitos Zé do Pátio e Juarez Costa secretários municipais e vereadores. O assessor da Secretaria de Atenção à Saúde, Jones Martins, argumentou falta de recursos imediatos. Disse que a influência do deputado Carlos Bezerra será fundamental para agilizar o atendimento aos municípios.