O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), deputado licenciado José Domingos Fraga Filho (PSD), afirmou que entregará o comando da pasta no dia 1º de abril. A comunicação foi feita, ontem, a Secretaria de Estado da Casa Civil. Em entrevista ao Só Notícias, Zé Domingos disse que sairá na data estipulada com o governo do Estado indicando ou não seu futuro sucessor, pois pretende retornar para seu posto de deputado estadual.
O secretário explicou que a situação, depois que o partido resolveu deixar o staff e entregar todos os cargos ao governo do Estado, está incomoda, além de gerar desgaste em todos na pasta. “Este bloqueio traz prejuízos, tanto para mim, pessoalmente, quando para a própria pasta. O líder do partido, José Riva, também está preocupado com a situação, que deixa todos de mãos atadas, pois queremos que o governo faça a reforma que precisa fazer”.
Zé Domingos acredita que não há nenhum nome para substituí-lo, pois, se tivesse, o governador Silval Barbosa (PMDB) já teria realizado a troca. Mesmo deixando a Sedraf, ele quer continuar apostando no setor depois de retornar ao Legislativo estadual. “A agricultura familiar sempre foi uma das minhas bandeiras e vou continuar lutando por eles na Assembleia. Também quero continuar brigando pelo fortalecimento do municipalismo, que é o desenvolvimento econômico e social da região”.
Neste mês, o secretário “comemorou” um ano à frente da pasta. Apesar de deixá-la em um momento complicado, Zé Domingos afirma que foi uma boa experiência. “Conseguimos quase reestruturar a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) que era um sonho antigo. Conseguimos aumentar o número de assentamentos e trazer uma série de políticas que beneficiam os pequenos produtores”.
Saída do Staff
No início deste mês, o governador Silval Barbosa anunciou oficialmente que o PSD não fazia mais parte do staff estadual. Além da Sedraf, pertenciam ao partido as secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec) e o Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat).
Riva explicou que a entrega dos cargos ocorreu em decisão conjunta do partido. Porém, alega que não se trata de rompimento político. O governador Silval Barbosa disse que aceitou o pedido de entrega de cargos e declarou que ainda será feita a substituição dos nomes.