O auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, foi confirmado pelo governador Silval Barbosa, no comando da Auditoria Geral (AGE) para a gestão 2011-2014. O anúncio foi feito ontem à tarde. Alves considera que sua permanência demonstra, além da confiança do governador em seu trabalho, a aprovação de sua gestão no comando da pasta. “Reafirmo meu compromisso de continuar trabalhando para que o Estado de Mato Grosso alcance um nível de excelência na gestão dos recursos públicos”, disse.
À frente da AGE desde março deste ano, Alves afirma que dará prosseguimento à linha de ação atualmente desenvolvida pela instituição, realizando um trabalho concomitante à elaboração e execução dos processos, de modo a prevenir a ocorrência de desvios e de má aplicação dos recursos públicos.
Além disso, esclarece o auditor geral, “também colocaremos em prática o planejamento estratégico que desenvolvemos juntamente com os demais auditores do Estado para o triênio 2011 a 2013”. Segundo ele, um dos objetivos do projeto é atuar diretamente nos sistemas de gestão (Aquisições, Pessoal, Patrimonial e outros), com foco na identificação das causas e efeitos dos problemas verificados nas auditorias, e no apontando das medidas necessárias às suas soluções.
“Para 2012 estamos prevendo o início da auditoria em programas de governo, que terá como objetivo avaliar a implementação e execução das políticas sociais instituídas pelo executivo, voltadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão”, acrescenta Alves. Segundo informou, com este trabalho o órgão pretende contribuir com o aumento da eficiência das políticas públicas, propiciando uma melhor qualidade dos serviços prestados à sociedade.
BALANÇO – Nos quase oito meses que responde pela chefia da Auditoria Geral do Estado, José Alves destaca o trabalho desenvolvido no sentido de manter o equilíbrio das contas de governo, que havia elegido, no início de sua gestão, como diretriz principal de sua administração. “Realizamos neste ano diversos estudos referentes às contas de gestão dos órgãos e entidades do Poder Executivo que subsidiaram as tomadas de decisões pelo governador e garantiram o cumprimento da legislação federal quanto ao equilíbrio orçamentário”, frisou.
O secretário também enfatiza as políticas desenvolvidas no sentido de aproximar ainda mais a AGE dos gestores públicos, atuando sempre com foco preventivo e orientativo. “Procuramos estreitar ainda mais nosso relacionamento com as demais Secretarias com o objetivo de auxiliar os gestores na condução de uma administração correta e eficiente. Promovemos também a aproximação com os controles internos municipais, dialogando com cada servidor e auxiliando as prefeituras na implantação de suas unidades através da realização e participação em capacitações”, acrescentou.
Outro ponto destacado pelo gestor foi quanto à ampliação do quadro de vagas de Auditor do Estado em 77,5%, bem como a nomeação dos aprovados no último concurso para a carreira. “Tanto a ampliação do quadro de vagas quanto à nomeação possibilitou a AGE melhorar sua atuação em áreas críticas para a administração, com o setor de Engenharia e Obras e Tecnologia da Informação”, finalizou.
PERFIL – Auditor do Estado desde 2005, José Alves, atua na Administração Pública desde 1998, quando ocupou o cargo de assessor de planejamento e orçamento do Município de Várzea Grande.
Ingressou no Poder Executivo estadual em 2001, através da carreira de Gestor Governamental, desempenhando suas funções na Contabilidade Geral do Estado, onde ocupou o cargo de Contador Geral em substituição, além de ter participado da equipe de Desenvolvimento do Sistema FIPLAN.
Foi autor da proposta que solucionou a crise orçamentária do início do Governo (2003), tendo tomado parte, também, de estudos direcionados para a área sistêmica do Estado. Foi, ainda, membro da Câmara Fiscal, da Comissão de Implantação dos Núcleos Sistêmicos (reforma administrativa) e da Comissão de Estudos sobre a Melhoria do Orçamento do Estado.
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso, Alves possui pós-graduação em Gerência de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Gestão Pública, pela Universidade de Cuiabá (UNIC) e Direito e Gestão Pública pela Fundação Escola do Ministério Público.