O senador Jayme Campos requereu à Mesa Diretora, na tarde de hoje, que seja remetida correspondência ao governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, em nome do Senado Federal, recomendando a manutenção do nome de José Fragelli na arena esportiva que será construída no lugar do Estádio Verdão, que está sendo demolido. O novo complexo esportivo sediará jogos da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. José Fragelli morreu no dia 30 de abril, aos 94 anos, em Aquidauana. Nessa mesma semana foram iniciadas as obras de derrubada do estádio que leva o seu nome. Jayme explicou que a implosão do complexo esportivo foi exigência da FIFA. A entidade só autoriza jogos da Copa em campos que tenham aspectos modernos e adaptados aos padrões internacionais.
– De qualquer forma, a demolição do estádio representa uma nódoa no olhar afetivo sobre nossa cidade. Segundo relatos de algumas pessoas próximas à sua família, o senador José Fragelli andava triste com a decisão de se derrubar o estádio por ele idealizado. É natural que um gestor austero como ele sentisse uma certa apreensão com a perda desse patrimônio – afirmou Jayme Campos. José Manoel Fontanillas Fragelli foi ex-governador de Mato Grosso, ex-presidente do Senado Federal e assumiu interinamente a Presidência da República em duas ausências do então titular, José Sarney. Ele foi um dos principais articuladores da vitória de Tancredo Neves no colégio eleitoral e teve papel de destaque na redemocratização do país. Jayme Campos também apresentou requerimento de pesar à família pela morte de Fragelli.
Em aparte, o senador Gilberto Goellner expressou seu sentimento pelo falecimento de Fragelli e lembrou que o ex-presidente do Senado também foi deputado estadual e deputado federal. Já o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) aplaudiu Jayme Campos pela iniciativa de homenagear José Fragelli. O peemedebista lamentou que muitas personalidades importantes da história do Brasil caíram no esquecimento. Ele citou como exemplo o advogado que defendeu Tiradentes e os inconfidentes, José de Oliveira Fagundes, que atualmente pouco é conhecido.
Presidindo a sessão, a senadora Serys Slhessarenko associou-se às homenagens a Fragelli e apoiou o requerimento que pede a manutenção do nome do estádio de Cuiabá. Por sua vez, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) classificou José Fragelli como “um símbolo de dignidade, de decência e de espírito republicano”.
Reforçando seu pedido à direção do Senado, Jayme disse: – É certo que o progresso impõe seu ritmo e, muitas vezes, sacrifica tradições e derruba monumentos que são marcos sentimentais da sociedade. Edificações caem, obras sucumbem; mas a história não pode ser soterrada por uma avalanche de conveniências ocasionais e momentâneas.
Para concluir, o senador Jayme Campos rememorou a importância de Fragelli para o desenvolvimento mato-grossense:
– Se nosso presente é próspero e nosso futuro ainda mais promissor, é porque Mato Grosso teve no passado homens de coragem e visão, como José Fragelli, que souberam conduzir nossos destinos. Mato Grosso não foi feito em apenas um dia, é o resultado do esforço e do pioneirismo de muitas gerações abnegadas.