quarta-feira, 3/julho/2024
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Jayme diz que ANTT prometeu até dezembro solução para duplicar BR-163 de Sinop a Guarantã do Norte

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Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)

O senador Jayme Campos disse que a bancada federal de Mato Grosso está articulando com o governo federal a duplicação da BR-163 a partir de Sinop até a divisa com Pará, trecho que está sob concessão mas que, no contrato original, não prevê essa obra, na extensão de aproximadamente 245 km. Ele disse que está sendo articulada com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) uma solução para ser viabilizada. “Estamos trabalhando na duplicação da pista de Sinop até Guarantã e, se Deus quiser, também vai sair. Já tivemos a primeira audiência pública, na presença do presidente da ANTT (Rafael Vitale) buscando uma saída porque há outro estrangulamento que demanda de Sinop até Guarantã do Norte e, conforme as informações do Rafael, até dezembro nós temos solução”, disse Jayme, na última sexta-feira, em Sinop, na assinatura da duplicação de 26 km da 163 do parque de exposições até o Camping Clube em Sinop, onde começa o trecho sob concessão, além da duplicação de Sinop a Sorriso.

“A empresa que está aí (concessionária) poderá, com certeza, ganhar, numa renovação ou ampliação (prazo concessão do trecho Sinop-Miritituba) da concessão e aí nós duplicamos também”. “Se não fazer o governador Mauro Mendes já me disse: ‘tô pronto para assumir a duplicação’ de “Sinop até Guarantã”, concluiu Jayme, referindo-se a articulação pioneira de Mauro que, há cerca de dois anos, conseguiu viabilizar com o governo federal e Tribunal de Contas da União que o governo de Mato Grosso assumisse o controle acionário da empresa que detinha concessão da 163 de Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul (por não ter cumprido exigências contratuais) e desde o ano passado tem feito obras de duplicação, viadutos e passarelas.

Conforme Só Notícias já informou, em maio, em audiência pública em Guarantã, a concessionária Via Brasil relatou que apresentou, a ANTT, proposta de reformulação do contrato de concessão, por mais 25 anos (a partir de 2031 quando vence o contrato atual) e, se concedida, fará a duplicação de 245 km de Sinop até Guarantã e, no trajeto até Miritituba (PA), 47 km de faixas adicionais, 37 km de acesso aos portos, adequação de 187 acessos, 108 km de acostamentos, 20 novas travessias. O plano prevê melhorias intervenções, trevos nos trechos urbanos em Itaúba, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã, mais 30 câmeras de monitoramento e 28 radares subindo para 62 o total, ampliação do número de bases e recursos operacionais (passando de 3 para 7) e novos investimentos em 2025 e prorrogação do prazo de concessão para 25 anos para “acomodar todos os investimentos que estão por vir”.

Centenas de carretas trafegam diariamente pela rodovia que se tornou, nos últimos anos, em grande corredor de exportações da safra agrícola do Nortão e Médio Norte até portos em Miritituba e Santarém (PA).

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