Principal líder do DEM, o senador Jayme Campos disse que as discussões sobre aliança com vistas às eleições municipais de 2012 passarão por amplos debates na legenda. Emendou, em tom de recado para o governador Silval Barbosa (PMDB), que o partido faz parte do bloco de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) – dando claro sinal de que o partido ainda resiste em relação a uma aproximação política com o PMDB em Mato Grosso.
Paralelamente, o chefe do Executivo estadual tem articulado a formação de um ambiente capaz de aproximar os democratas da gestão. Hoje, membros da direção estadual discutem com Silval a possibilidade de o deputado estadual José Domingos Fraga (DEM) ocupar o comando da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF). O encontro tem o intuito de encerrar de vez a novela que se arrasta em torno da aceitação ou não pelos Democratas para gerir o setor.
Jayme prefere se manter afastado dos entendimentos por enquanto. Considerado um dos mais hábeis políticos do PMDB, o governador mantém discurso de que o DEM pode ser um aliado para o próximo pleito municipal. O parlamentar destaca que independente da posição política de independência do DEM referente as eleições.
Silval também não descarta eventual entendimento. Defende a manutenção do grupo que ajudou a reeleição em outubro passado, além do ingresso do DEM, que ajudou na eleição do ex-governador Blairo Maggi (PR) em 2002 e 2006.
O sonho do governador Silval Barbosa é manter a aliança para garantir a eleição de mais da metade dos 141 prefeitos de Mato Grosso, o que Maggi conseguiu nos 2 últimos pleitos.