O senador Jayme Campos e o presidente da Assembléia, Sergio Ricardo, solicitaram audiência com autoridades bolivianas do setor de hidrocarbonetos, para mediar uma solução que resolva o problema de abastecimento de gás natural para Mato Grosso. “Essa é uma questão estratégica para o nosso desenvolvimento”, adverte o senador. Dois ofícios encaminhados à Embaixada boliviana, assinados pelo presidente da Assembléia e pelo representante de Mato Grosso no Senado, pedem audiência com o ministro de hidrocarbonetos e com o presidente da Câmara da Bolívia. Segundo fontes da chancelaria do país vizinho, o requerimento está sendo respondido nos próximos dias. Tanto Jayme quanto Sérgio Ricardo tem interesse em manter o encontro o mais rápido possível. “Nossos empresários estão tendo enormes prejuízos com o desabastecimento de gás, e a própria população também tem dificuldades para abastecer veículos com gás natural”, informou Jayme Campos.
Sérgio Ricardo pediu uma audiência com a Câmara boliviana porque o Parlamento daquela nação mantém uma comissão permanente para tratar deste tema. “Vamos promover um diálogo mostrando a importância estratégica de Mato Grosso para o próprio desenvolvimento da Bolívia. Somos vizinhos e temos 750 quilômetros de fronteira, o que pode significar frutíferas parcerias”, resumiu o deputado.
De qualquer forma, os dois parlamentares pretendem avistar-se com as autoridades bolivianas ainda em 2008. “Esse é um assunto que merece ser tratado de forma urgente; dois países vizinhos não podem ficar de costas para o entendimento. Mato Grosso é consumidor e deve ser tratado como cliente preferencial, em razão de sua identidade com o processo de desenvolvimento da Bolívia”, argumentou Jayme Campos. Tanto a Assembléia Legislativa quanto o Gabinete do senador mato-grossense estão mobilizados para efetivar a viagem antes do final de ano.