PUBLICIDADE

IPTU a ser lançado em Nova Mutum este ano deve passar de R$1 milhão

PUBLICIDADE

O IPTU -Imposto Predial e Territorial Urbano – de Nova Mutum deverá render aos cofrss públicos neste ano, em torno de R$1,2 milhão. De acordo com o secretário de Planejamento e Fazenda, Aurismar Zonatto, a primeira parcela e o pagamento em cota única vencem em abril, com data ainda a ser definida. O lançamento do IPTU será em março.

Aposentados e pensionistas inativos são isentos em Nova Mutum. Para isso, os mesmos devem procurar o Departamento de Tributação da Prefeitura Municipal de Nova Mutum e fazer a solicitação. Segundo Zonatto, não haverá aumento da alíquota neste ano, mas uma readequação. “Nosso departamento de Tributação está fazendo uma nova avaliação, para atualizar os BCIs (Boletim de Cadastro de Imóvel) medindo todos os imóveis da zona urbana do município. O último levantamento foi feito há quatro anose os dados já estavam defasados”, disse o secretário.

Segundo o fiscal de tributos James Fernando Marques, quando uma pessoa vai construir um imóvel, seja comercial ou residencial, a prefeitura avalia o projeto e emite um Alvará de Construção. “Com o passar dos anos geralmente são feitas ampliações neste imóvel sem que um novo projeto seja elaborado. Nesse levantamento estaremos fazendo a adequação do tamanho real ao que está declarado”, explicou.

Entre as condições que interferem no valor cobrado pelo IPTU está o fato de o imóvel estar ou não ocupado, a existência de passeio público assim como o tamanho da edificação. No ano passado, apesar dos momentos difíceis da economia, que vem trazendo reflexos para municípios produtores, a inadimplência do IPTU em Nova Mutum não foi muito grande.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE