O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) investiu em ações de melhorias de conexão com a internet para dar mais velocidade de acesso aos sistemas eleitorais utilizados pela Justiça Eleitoral no atendimento ao cidadão. Trata-se do projeto “Broadband” – banda larga, que prevê a reestruturação da conectividade entre os cartórios eleitorais e a sede do tribunal, melhoria no acesso à internet, ampliação na segurança da informação e redução de custos de comunicação.
“A melhora geral na velocidade de conexão, não representará incremento de gastos, pelo contrário, trará uma economia anual em conectividade estimada em R$ 1,5 milhão anuais”, destacou o presidente, desembargador Juvenal Pereira da Silva.
Desde que o projeto foi implantado algumas melhorias já foram realizadas, entre elas, ampliação em 340% da banda de comunicação entre o TRE e a rede internet. Já em fase de conclusão, está a ampliação dos links de comunicação, que incrementará o tempo de resposta dos sistemas eleitorais em até 800%. Para ambas situações, as melhorias foram realizadas sem custos adicionais para o tribunal.
“Como consequência dessa atuação pode-se perceber sensível melhora na velocidade de acesso aos sistemas corporativos, tais como Comprasnet e SIAFI, e nas conexões, que atualmente interligam 29 Postos Eleitorais à rede do TRE-MT”, frisou o secretário de tecnologia da informação, Ailton Lopes dos Santos Júnior.