Depois de ter seu dia comemorado nacionalmente em 27 de setembro e internacionalmente em 1º de outubro, o idoso residente em Mato Grosso ganha agora um novo reforço nas datas que além de comemorativas, vêm se tornando “marco” nas lutas pela melhoria da qualidade de vida da categoria. Por indicação do deputado Sérgio Ricardo (PPS) acaba de ser sancionada pelo governador Blairo Maggi a lei que institui o Dia Estadual do Idoso a ser vivenciado anualmente, no primeiro domingo de setembro.
Na opinião do parlamentar, as atividades desenvolvidas pelas entidades de defesa do idoso têm demonstrado resultados surpreendentes, na medida em que reduzem a sensação de solidão, depressão e outros males inerentes à terceira idade e funcionam com estimulo à renovação da vida e conseqüentemente auxiliam na diminuição de doenças.
Para o representante da Federação Mato-grossense de Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso, Raul Soares Reis, a instituição desta nova data é importante e o surgimento de lei que chamam a atenção para a necessidade de políticas públicas voltadas a terceira é bem vinda. Neste primeiro ano de vigência a data será marcada por uma ampla movimentação em defesa da construção de uma sede que congregue as instituições.
Para Raul Soares, Cuiabá carece de um local mais atrativo para os idosos, onde eles disponham de esportes, recreação, atividades de natação e hidromassagem, tudo com acompanhamento de profissionais capacitados, além de atendimento médico diário.
O presidente da Associação de Aposentados e Pensionista de Mato Grosso, Silvino da Costa Monteiro também acredita que a data será um novo espaço de discussão de políticas públicas voltadas ao idoso. Para ele, é importante que a Assembléia Legislativa demonstre preocupação com as causas dos idosos e que os deputados possam além de criar leis como esta, criarem mecanismos políticos de melhoria da qualidade de vida na terceira idade.