A Justiça do Trabalho oficializou, há pouco, a instalação da 3ª Vara Trabalhista no fórum em Sinop para agilizar as análises de processos movidos por funcionários contra as empresas onde trabalharam e atender o aumento na demanda. Sinop recebeu cerca de 6 mil processos nas duas varas, ano passado, e tem a segunda e a terceira maiores varas em números de processos no Estado.
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargadora Adenir Carruesco, declarou que Sinop vem apresentando “o maior movimento de ações do Estado e vimos a necessidade de ampliar a quantidade de varas para melhor atender, nós temos um compromisso enorme na celeridade, efetividade e proximidade da justiça com a sociedade”. “O movimento que se concentrava em duas varas do trabalho, mais de 6 mil processos, agora iremos dividir e aumentar a quantidade de servidores, assim como magistrados diretamente ligados a Sinop”, “dando maior vazão e diminuindo a taxa de congestionamento dos processos”.
Adenir ainda acrescentou que a a ampliação da estrutura em Sinop busca “garantir o equilíbrio entre o capital e o trabalho, garantir que essa pujança econômica que salta aos olhos na cidade evolua com a garantia de um trabalho seguro e devidas condições de vida, então somos parceiros do povo”. “Com essa prestação mais significativa, teremos melhoras nos prazos médios e que refletiram aos munícipes como um todo, estamos sempre mapeando as necessidades de todas as varas e mandado o auxílio necessário”.
A unidade implantada hoje em Sinop foi remanejada de Colíder e as ações trabalhistas ajuizadas em Colíder serão atendidas pela Justiça de Peixoto de Azevedo, além de também seguir recebendo apoio temporário com a presença de uma vara de justiça itinerante. Também serão atendidos por Peixoto as cidades de itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena.
A solenidade reuniu juízes, o vice-presidente da OAB Sinop, Reginaldo Oliveira, a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso, representando o prefeito Roberto Dorner, e demais lideranças.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.