Foi instalada há pouco a comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que submete ao Congresso a demarcação de terras indígenas.
A instalação foi conduzida pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que convocou reunião para amanhã, às 14h30, para eleger o presidente e os vice-presidentes. Caberá ao presidente indicar o relator da proposta. A reunião foi encerrada logo depois.
A criação da comissão era uma reivindicação da Frente Parlamentar da Agropecuária, que reúne os deputados ligados ao setor rural. Hoje mais cedo, o líder da Minoria, deputado mato-grossense Nilson Leitão (PSDB), informou que o PT deverá ficar com a presidência da comissão, enquanto o PMDB ficará com a relatoria.
Momentos antes do início da reunião do colegiado, índios estavam em uma sala ao lado e entraram no plenário 13 e, naquele momento, superlotaram o local.
Os parlamentares que integram a Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, estavam acompanhando os índios. O encerramento da reunião se deu em clima de tensão entre os dois lados. Os índios prometeram que virão amanhã participar da reunião de eleição da Mesa do colegiado.