Inicia na próxima semana a construção da nova sede da vara do trabalho em Alta Floresta. A informação foi repassada à prefeita Maria Izaura Dias, nesta quarta-feira (19), pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Osmair Couto, e pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT).
De acordo com a assessoria, Valtenir e os senadores Jaime Campos e Gilberto Goellner alocaram os recursos na forma de emendas no valor de R$ 20 milhões para construção de varas e fóruns trabalhistas em 14 municípios mato-grossenses.
"Queremos levar justiça social aos trabalhadores, porque em alguns casos eles precisavam andar de 200 a 300 quilômetros para ter acesso à justiça trabalhista e buscar seus direitos", explica Valtenir.
A prefeita diz que a nova sede vai atender Alta Floresta e municípios da região como Carlinda, Nova Monte Verde, Paranaíta, Nova Bandeirantes e Apiacás.
"Nossa instalação da vara do trabalho é acanhada. Então, fizemos a doação do terreno e análise do solo que o TRT pediu. Queremos agradecer o tribunal e o deputado Valtenir, que sempre está preocupado com os municípios", disse Maria Izaura.
No primeiro semestre, com o auxílio do deputado foram criadas varas do trabalho em Alto Araguaia, Colniza, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo e Sapezal. Além dessas também constam como projetos gerais com emendas dos parlamentares as Varas do Trabalho de Tangará da Serra, Jaciara e Várzea Grande, a ampliação do Fórum de Sinop, Colíder, e Postos Avançados Trabalhistas em Juara, Campo Novo do Parecis, Peixoto de Azevedo, Campo Verde e Querência.
No sábado (22), o presidente do TRT-MT e o prefeito Gaspar Domingos Lazari de Confresa inauguram a nova sede da vara trabalhista no município. Recentemente foi inaugurada a sede em Água Boa também.