Foi incluso na pauta da próxima sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 24, o processo contra o vereador Vilmar Zarth, de Nova Guarita. Ele é acusado de infidelidade partidária pelo Ministério Público Eleitoral. O relator é o desembargador Renato César Vianna Gomes.
Será o segundo vereador do Nortão julgado. Na última segunda-feira, Lourival de Souza Rocha, de Juara (300 km de Sinop), foi julgado e mantido no cargo, em votação unânime do TRE. O relator do processo, desembargador Leônidas Duarte Monteiro, entendeu que não houve extinção do vínculo partidário, já que o parlamentar se desfiliou do PTB no dia 04 de outubro de 2007 e retornou ao partido no dia seguinte.
Em todo a região Norte, cerca de 50 estão com mandatos ameaçados. Alguns estão com os processos em fase conclusiva. Outros ainda são realizadas as audiências para oitivas de testemunhas, como é o caso dos sinopenses Valdemar Júnior e Mauro Garcia, que deixaram o PPS e foram para o PMDB. Outros de Sorriso, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum estão na lista.
Ainda, na sessão do dia 24, já está incluso o processo do vereador Wanderley Campagnoni, do município de Brasnorte. Ele teve o mandato requerido pelo diretório municipal do PSDB.