As obras compreendem a drenagem de águas pluviais, a pavimentação asfáltica, calçadas, praça e sinalização viária de todo o distrito que fica a 50 km da cidade, e fazem parte do Plano Avança Nova Mutum, viabilizada através de convênio com o programa Pró-Estradas, do Estado, e governo federal. Os investimentos foram de R$ 5 milhões.
O prefeito Adriano Pivetta disse que a entrega da obra foi "um compromisso assumido com cada cidadão que aqui reside e hoje, com muita satisfação a entregamos, tendo certeza que isso tudo aqui é a melhora na vida das pessoas. “Quando assumimos nossa primeira administração (2001) nós nos empenhamos em abrir estradas para promover o desenvolvimento do entorno de Ranchão. Em seguida viabilizamos a pavimentação da MT-235, depois veio a Escola Estadual e agora entregamos mais essa grande obra. Tudo isso reflete no desenvolvimento”.
Darci Borsatti foi o 1º morador do Distrito. Durante a solenidade de inauguração ele fez questão de citar a luta e as conquistas. “Passamos por tantas dificuldades, mas hoje só temos a agradecer. Estou muito emocionado, nem parece que estou vivendo esse sonho. Agora, espero que cada morador zele por essa obra”, disse.
O distrito conta atualmente com cerca de 3,5 mil moradores. O núcleo urbano começou a ser formado há 35 anos, através de um projeto de Assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Hoje se firma como um importante pólo agrícola, tornado-se uma das regiões mais importantes do município de Nova Mutum, informa a assessoria.