O governador Blairo Maggi, acompanhado por secretários de Estado, parlamentares e prefeitos da região, inaugurou algumas obras e participou da 6ª Feira do Agricultor, evento que reúne e divulga as ações voltadas à agricultura desenvolvida por pequenos e médios produtores, esta manhã, em Carlinda (40 km de Alta Floresta).
Entre elas estão a iluminação e asfaltamento da avenida Central, um Posto de Saúde da Família (PSF), rede de energia do bairro Cristo Rei, 25 casas do Programa Meu Lar e ainda a ampliação da Escola Estadual Tancredo Neves, a única na zona urbana. As obras foram concluídas desde o ano passado e a população já está usufruindo dos serviços.
Enfatizando a vocação econômica do município, que tem como base econômica a agricultura e está buscando incentivo para diversificar a atividade, Maggi voltou a afirmar a necessidade de organização das cadeias produtivas a partir da identificação e vocação e citou como exemplo o plantio da palma para produção de dendê, cuja atividade receberá incentivo do Governo do Estado pelo programa MT Regional.
“Somente com a organização das cadeias produtivas, a partir da vocação de cada região, é que o Estado pode também se organizar melhor e ter condições de diversificar sua produção. E é isso que estamos buscando para Mato Grosso, a diversificação da economia, porém, atendendo as necessidades das regiões onde estão instaladas e promovendo a justiça social que o Governo busca”, destacou Maggi.
O Governo do Estado também repassou ao município duas mil sacas de cimento para obras de drenagem pluvial. Será empregado na fabricação de manilhas. O governador autorizou ainda o repasse de materiais para pavimentação de 10 mil metros quadrados de vias urbanas.
O governador anunciou à população que o município de Carlinda contará em breve com os benefícios da telefonia móvel. O Estado está negociando com operadoras de Mato Grosso para que os 52 municípios ainda sem cobertura sejam atendidos. Para incentivar esse trabalho, o Estado vai isentar as empresas de telefonia do recolhimento de ICMS para a compra dos equipamentos necessários. Em contrapartida, nos municípios deve haver o comprometimento de aquisição, por parte da população, de mil aparelhos de telefonia celular nas modalidades pré e pós-pago.
Outro destaque é o trabalho para a instalação de patrulhas mecanizadas que serão geridas e coordenadas pelos consórcios intermunicipais. Pelo projeto, o Governo investirá na aquisição das patrulhas e os consórcios serão responsáveis pela manutenção de estradas nas regiões. O governo repassará caminhões e tratores e ainda o combustível. “Estamos, desta forma, descentralizando e agilizando os serviços de manutenção que hoje são de responsabilidade da Sinfra e assim, buscando atender com mais qualidade esses serviços essenciais”, disse Maggi.
O prefeito Orodovaldo Miranda destacou que a parceria estabelecida com o Estado está fazendo a diferença para que pequenas ações se transformem em grandes obras. “Com a soma do trabalho feito com responsabilidade estamos realizando um pouco de cada coisa necessária a cada dia e melhorando a estrutura de nossas cidades”, disse Miranda.
Acompanharam o governador os secretários de Estado Ságuas Moraes (Educação), Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), Pedro Nadaf (Desenvolvimento do Turismo), parlamentares estaduais Dilceu Dalbosco, Sebastião Resende; federal Valtenir Pereira, prefeitos de Apiacás, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Guarantã do Norte e Colíder.