O Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal foi instalado em Sorriso, esta tarde, visando garantir a prestação jurisdicional com maior efetividade e celeridade aos sorrisenses e moradores de municípios próximos, criado por meio de Termo de Cooperação Técnica entre a Subseção Judiciária de Sinop e Sorriso. A solenidade ocorreu no Fórum. Conforme o juiz da Vara de Fazenda Pública, Anderson Candiotto, o PID que fica localizado na rua Alta Floresta, no centro, passa a ser a base da Justiça Federal na Comarca de Sorriso.
“A partir de hoje, com essa inauguração, a nossa cidade passa a ter então aqui uma unidade da Justiça Federal para atender a população em geral em todas as demandas, em todas as questões que digam respeito aos interesses da União, como, por exemplo, o previdenciário, a Receita Federal e ademais”, destacou o juiz, antes de acrescentar. “Todo mundo quando precisa resolver algo na justiça sabe o quão é importante você ter uma estrutura próxima. A partir de hoje, tendo uma estrutura própria em Sorriso, o cidadão daqui, ele é atendido pessoalmente aqui, se ele vai passar por perícia previdenciária na Justiça Federal, ele passa aqui em Sorriso e não só o cidadão sorrisense, porque uma vez que esse ponto de inclusão digital se instala aqui, isso é algo emblemático e histórico, Sorriso passa-se agora o polo para outros municípios da região que vão se valer do ponto de Sorriso para buscar a Justiça Federal”, ressaltou.
O desembargador, Carlos Brandão, explicou que há recomendação do Conselho Nacional de Justiça, e o Tribunal Regional Federal abrange 13 Estados. “Mato Grosso é um estado que é propulsor da economia brasileira, né? Então há necessidade de que haja uma presença maior, mais significativa aqui no Mato Grosso. Nós já temos aqui nove varas no interior e nove varas na capital, nove varas federais no interior e nove varas federais na capital, e alcançamos seis municípios com varas Federais. Agora uma cidade como essa, que é a capital nacional do agronegócio, é essa cidade com mais de 100 mil habitantes, certamente merece, em algum momento, a vara da Justiça Federal”, enfatizou.
“O que nós estamos fazendo aqui? Estamos, primeiro, trazendo esse serviço, exatamente o que vai alcançar uma população mais vulnerável, que tá às vezes doente, ou tá com um filho problemático, enfim, precisa ou de um benefício assistencial, ou de um benefício previdenciário, mas que precisa de perícia. Como a pessoa vai se deslocar se já tá vitimado nas suas emoções, nas suas lágrimas, nas suas dificuldades e nas questões materiais também. Então, em parceria com as prefeituras, nós estamos, então, instalando esses postos avançados da Justiça Federal, que é uma casa da justiça”, acrescentou.
Ainda segundo Carlos Brandão, no PID serão feitas audiências, atendimentos e perícias médias programas, tanto para população, quanto para moradores da região Norte. “Tenho certeza que muitas pessoas que não ingressavam com ações na justiça, dada a dificuldade geográfica de ir até a cidade, de recursos também, o acesso, essas pessoas vão passar agora, porque está em Sorriso, elas vão passar a apresentar ações judiciais aqui e isso diretamente vai impulsionar mais ainda uma economia que é a motora do país, porque aqui é o lugar que mais produz grãos no país”, concluiu.
O prefeito Ari Lafin, destacou a importância da implantação da unidade de atendimento no município. “Agradecer, mais uma vez, por esta oportunidade que a Justiça Federal está nos estendendo, hoje os atendimentos da Justiça Federal são concentrados no município de Sinop e, com esta unidade que estará próximo à secretaria de Saúde, nós estaremos disponibilizando espaço público, equipamentos e funcionários também do município, para fazer com que Sorriso também possa ter essa extensão da Justiça Federal, não só para atender aqueles que moram em nossa cidade, mas os municípios vizinhos. Como Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, entre outros municípios que procuram Sinop. Isso mostra a nossa força, fomos convidados a aceitar esse desafio a menos de 15 dias e automaticamente com a competência da nossa gestão nós aceitamos e vamos então entregar hoje uma sede à altura que o município merece a justiça federal e é o início do estreitamento de laços entre o município de Sorriso e a justiça federal do nosso Brasil”, disse o prefeito.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.