Está pronta a cadeia de Lucas do Rio Verde com capacidade para 150 reeducandos e que coloca um ponto final na antiga unidade prisional, cuja estrutura é muito frágil e onde houve diversas fugas, além de estar mal localizada (área central, devido crescimento da cidade). A nova unidade, construída pela prefeitura, próxima ao anel viário, teve R$ 1, 1 milhão de investimentos e tem toda infra-estrutura necessária – incluindo sistema de captação de águas e de esgoto. A unidade foi feita dentro das normas da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, que, nos últimos dias, pediu 3 ajustes que acabaram sendo providenciados.
Esta tarde, o prefeito Marino Franz, o vice- Joci Piccini, juízes, promotores, vereadores, representantes do conselho de segurança e demais lideranças estiveram na inauguração. O próximo passo é transferir os presos.
“O que não queremos ouvir mais é cadeia em Lucas ter rebelião por conta de fossa cheia ou não tem condições. A partir de agora é responsabilidade do Estado colocar para funcioná-la, mandando agentes prisionais. Fiz questão de fazer esta entrega hoje, tornar público o que nós gastamos. É uma estrutura decente. Não era papel da prefeitura, mas atendemos pedido da sociedade. A antiga cadeia era um ponto negro na cidade”, afirmou Marino. “Aqui é um local geograficamente bom, bem projetado, onde terá área para construir quartel da Polícia Militar cuja obra quero iniciar ainda no meu mandato”, acrescentou.