A administração de Sinop está buscando recursos para a iluminação do aeroporto municipal. O prefeito Nilson Leitão esteve, esta semana, na central de jornalismo de Só Notícias e deixou claro que, caso não receba nenhum recurso da esfera federal, a prefeitura vai executar a iluminação com recursos próprios, projeto que demandaria um investimento na ordem de R$800 a R$1 milhão.
Leitão disse que não pode aceitar mais que uma cidade como Sinop não seja colocada como prioridade, pelo Governo do Estado, para receber recursos da Infraero. “Para recebermos esses recursos do Governo Federal, é necessário que o governo estadual nos coloque na relação prioritária. Em 2003, Sinop foi tirada da relação prioritária e foi priorizada Aripuanã, uma cidade que quase não tem tráfego aéreo, enquanto nós temos o segundo maior movimento aéreo do Estado”, afirmou.
A situação se repetiu em 2004 e 2005. “Aguardamos para 2006 que o governo coloque Sinop na linha de frente para receber esse recurso. Caso o governador não coloque, nós já conversamos com o Ministro da Defesa e vice-presidente da República, José Alencar. Ele nos solicitou o orçamento da Infraero e disse que há uma outra alternativa para conseguir esse recurso. Se não recebermos nenhum auxílio, vamos promover, em fevereiro ou março, pelo menos a iluminação do aeroporto, com recursos próprios”, garantiu.
A obra do aeroporto prevê a sinalização e iluminação da pista para receber vôos noturnos, inclusive de uma grande companhia aérea, conforme a Secretaria Municipal Indústria e Comércio da prefeitura tem buscado viabilizar e ampliaçaõ de 200 metros -aproximadamente- da pista. Além de viabilizar uma linha aérea noturna para Sinop, a iluminação do aeroporto permitira vôos emergenciais (transporte de pessoas com sérios problemas de saúde, dentre outras questões).