Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência no Estado de Minas Gerais a pedido da TV Globo, após o registro das candidaturas, o candidato Fernando Pimentel (PT) aparece numericamente à frente, com 25% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o candidato do PSDB Pimenta da Veiga, que obtém 21% das menções. Tarcisio Delgado, do PSB, tem 3% das menções, enquanto Andre Alves (PHS) é citado por 2% dos eleitores mineiros, mesmo percentual obtido por Eduardo Ferreira (PSDC). Os candidatos Cleide Donária (PCO), Fidélis (PSOL) e Professor Tulio Lopes (PCB) são citados por 1% dos entrevistados cada. Aqueles que declaram intenção de votar nulo ou branco são 13%, enquanto os indecisos, neste momento, somam 31%.
Na pergunta espontânea, feita sem a apresentação do disco contendo o nome dos candidatos, cerca de dois em cada três eleitores mineiros (65%) não sabem ou não respondem a pergunta, proporção comum neste momento da campanha, quando ainda não se iniciaram as propagandas eleitorais no rádio e na televisão. Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga também aparecem tecnicamente empatados, com 9% e 8% das intenções de voto, respectivamente. André Alves e Tarcisio Delgado têm 1% das menções cada, enquanto cada um dos demais candidatos não atinge 1% das intenções de voto. Respondentes com intenção de votar em branco ou anular são 12%.
Expectativa de vitória – O IBOPE Inteligência perguntou também quem os eleitores mineiros acreditam que se sairá vitorioso na disputa pelo Governo do Estado, independentemente de suas intenções de voto. Nesta pergunta, pouco mais da metade (53%) não sabem ou preferem não responder. O candidato petista é apontado por 27% dos entrevistados, contra 16% que acreditam que o candidato do PSDB será o próximo governador. Demais candidatos são citados por até 1% dos eleitores cada.
Rejeição – Fernando Pimentel é apontado por 12% dos entrevistados como candidato em quem não votariam de jeito nenhum, enquanto Pimenta da Veiga é citado por 10%. Cleide Donária é mencionada por 9%, mesmo percentual dos que mencionam Fidélis (9%). André Alves tem 8% de citações, Tarcisio Delgado é citado por 7%. Eduardo Ferreira é apontado por 6%, mesmo percentual dos que mencionam o Professor Tulio Lopes (6%). Aqueles que declaram espontaneamente possibilidade de votar em todos são 30%, enquanto 34% não opinam a respeito.
Intenção de voto para o Senado
O ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera a disputa pela vaga de senador por Minas Gerais, com 38% das intenções de voto. Em um segundo patamar, está Josué Alencar (PMDB), com 7% das menções. Margarida Vieira (PSB), Edilson Nascimento (PT do B) e Tarcisio (PSDC) são citados por 2% cada, enquanto os demais candidatos (Geraldo Batata, do PSTU; Graça, do PCO; Pablo Lima, do PCB) são mencionados por 1% dos eleitores cada. Eleitores mineiros com intenção de anular o voto ou votar em branco somam 15%, enquanto 31% não sabem ou não respondem a pergunta.
Espontaneamente, ou seja, na pergunta realizada sem a apresentação dos nomes dos candidatos ao Senado, 68% do eleitorado mineiro não sabe ou não opina a respeito de quem votaria. Antonio Anastasia é citado por 14%, enquanto Josué Alencar e Margarida Vieira são apontados por 1% dos entrevistados cada. Eleitores com intenção de votar em branco ou anular o voto são 13%.
Intenção de voto para presidente
Em Minas Gerais, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) lidera a disputa para Presidente, com 41% das intenções de voto. A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) tem 31% das citações. O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) é mencionado por 5%, enquanto Pastor Everaldo (PSC) e Zé Maria (PSTU) têm 1% de citações cada. A soma dos percentuais dos demais candidatos atinge 1%. Eleitores com intenção de votar em branco ou nulo são 10%, contra mesmo percentual dos que não sabem ou não respondem
uando a pergunta é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Aécio Neves e Dilma Rousseff aparecem tecnicamente empatados, com 28% e 26% das intenções de voto, respectivamente. O candidato do PSB é citado por 3% dos eleitores mineiros, enquanto Pastor Everaldo é mencionado por 1%. Eleitores indecisos somam 30%, contra 11% que declaram intenção de votar branco ou nulo.
Avaliação da atual administração – A atual administração do governador Alberto Pinto Coelho é considerada regular por 35% dos entrevistados, positiva (soma das menções ótima e boa) por 32%, e ruim ou péssima por 18%. Eleitores mineiros que não opinam a respeito são 14%. A atual gestão estadual é aprovada por 51%, e desaprovada por 30%.
Na opinião do eleitorado mineiro, as áreas em que a população do estado vem enfrentando os maiores problemas são: saúde (74%), educação (45%) e segurança pública (35%). Nesta questão, os entrevistados poderiam mencionar até três áreas dentre as apresentadas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de julho de 2014. Foram entrevistados 1512 eleitores, a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais sob registro nº MG-00058/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00268/2014.