Os prazos do cronograma do Projeto de Expansão da Malha Norte estão garantidos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou a construção da terceira etapa da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) – entre Itiquira e Rondonópolis. A informação foi repassada ao Governo de Mato Grosso pelo presidente da América Latina Logística (ALL), Paulo Basílio, após receber a licença prévia do órgão federal, nesta sexta-feira.
O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, destacou que a liberação da licença ambiental é fruto do trabalho em conjunto do governo Silval Barbosa e da Bancada Federal de Mato Grosso, que se reuniu, em Brasília, com o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, que também mostrou disposição em analisar os acertos propostos pela ALL. "Agora no prazo de 30 a 45 dias, o Ibama vai realizar a audiência pública", informou Vuolo ao explicar o próximo passo para licença definitiva.
Vuolo revelou que existia uma preocupação do governo de Mato Grosso quanto a liberação da licença ambiental em não sair dentro do prazo e, com isso, atrasar todo o cronograma das obras "até a chegada em Itiquira, cujo terminal intermodal deve ser inaugurado entre o final de agosto e início de setembro. Depois disso não se tinha certeza de nada".
Se a licença saísse após a conclusão do terminal de Itiquira, a ALL poderia desmobilizar o canteiro de obras o que atrasaria as obras, em pelo menos um ano. "Agora temos a certeza que a ferrovia vai chegar até Rondonópolis até o ano que vem", comemorou Vuolo.
As obras do projeto de expansão da Malha Norte estão em ritmo acelerado. Ao todo serão 250 quilômetros de ferrovia, dividido em três etapas. Foram construídos mais de 100 km de infraestrutura e outros 20 km de superestrutura (dormentes e trilhos) já foram executados. A terceira etapa são os 75 km entre a comunidade de Mineirinho até Rondonópolis que aguardava a liberação do Ibama.