O diretor de Licenciamento e Qualidade Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luiz Felippe Kunz Júnior, disse hoje, durante audiência na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que o instituto deverá autorizar o asfaltamento da BR-163 até o final deste mês, quando será emitido parecer técnico sobre a viabilidade ambiental do empreendimento. O trecho a ser asfaltado é de Guarantã do Norte – Nortão de Mato Grosso- até Santarém (PA) – aproximadamente 900 km- por onde deve ser escoada a safra agrícola da região norte mato-grossense com uma economia média de US$ 30 por tonelada, além do transporte ser feito em percurso menor do que com os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
O diretor Luiz Felippe e o secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, ressaltaram a importância econômica da pavimentação da BR 163. Segundo Gilney, a obra ajudará no escoamento da produção local e na geração de empregos.
O secretário-executivo do Imazon, Paulo Barreto, e o gerente de projetos do Greenpeace, Nilo Davila, reconheceram há pouco o avanço de políticas para o combate ao desmatamento na Amazônia, mas criticaram a excessiva centralização no governo federal. Barreto citou, por exemplo, o caso do plano da BR 163, que está a cargo da Casa Civil na Presidência da República.
Eles criticaram também a falta de políticas integradas entre órgãos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).