A prefeitura de Lucas vai destinar R$ 4 milhões para concluir a ampliação do hospital. A proposta será analisada na sessão da câmara, a partir das 17h. O prefeito Otaviano Pivetta estabeleceu, no projeto, que os recursos "devem ser usados na aquisição de materiais ou na contratação de serviços", seguindo o princípio da economia de recursos, através do menor preço, efetuando pesquisa de mercado em no mínimo três estabelecimentos, devidamente comprovada na prestação de contas". A prefeitura fará o acompanhamento da aplicação dos recursos, que devem ser liberados a cada 15 dias.
"A construção da terceira etapa do Hospital São Lucas é um sonho antigo de todos os luverdenses. A obra está em sua fase final e como pode ser verificado no projeto técnico, serão finalizadas a construção 10 UTI ́s pediátricas, 10 UTI ́s adultas, 7 novas salas cirúrgicas, 22 leitos para maternidade, nova área para o centro de imagens, o novo bloco tem 1.815,86m2 no piso térreo e 1.486,23m2 no piso superior, totalizando a nova construção uma área de 3.302,03 m2. Deste modo, teremos então, juntamente com a área já construída de 2.508,16m2, uma construção hospitalar moderna de 5.810,19m2. O pleno funcionamento do Hospital São Lucas será transformado em referência regional com atendimento em serviços de média e alta complexidade (SUS)", diz Pivetta, na mensagem enviada aos vereadores.
Conforme a gerente da Fundação Luverdense de Saúde, Fernanda Dotto, o recurso é necessário para concluir a parte de acabamento da nova ala do Hospital São Lucas.
“Estamos com a obra na fase de execução de projetos complementares. Nós possuímos um projeto da parte elétrica, de um valor bastante elevado, e esse aporte financeiro servirá para que possamos finalizar a obra”.
O município adquire atualmente cerca de 80% dos serviços do Serviço Único de Saúde (SUS) e esses R$ 4 milhões serão repassados “devolvidos” em forma de atendimento à população.
A inauguração da ampliação ainda não tem data definida.
(Atualizada às 14:33h)