O deputado federal Homero Pereira (PR) toma posse, na quarta-feira (16), na direção da bancada ruralista do Congresso Nacional. Ex-presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso, o parlamentar foi reeleito para o posto, na semana passada. De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a bancada tem 158 membros – 140 deputados estaduais e 18 senadores.
Umas das principais ação do deputado federal será lutar pela aprovação do Código Florestal. Até para isso, na terça-feira (15), está marcado um seminário, em Brasília, voltado para os demais deputados e interessados no assunto para explicar os principais pontos do projeto. Com isso, Homero espera conseguir o apoio suficiente para aprovar o projeto.
Além de Homero, a bancada conta também com a participação do ex-governador e senador, Blairo Maggi (PR), Jayme Campos (DEM), além dos deputados federais Carlos Bezerra (PMDB) e Wellington Fagundes. A ruralista é considerada uma das mais eficientes do Congresso Nacional e cresceu nas eleições de 2010. Até o final da legislatura passada, havia 120 parlamentares atuante neste bloco.