O deputado federal Homero Pereira (PR), um dos convidados para ingressar no Partido Social Democrático (PSD), afirmou que vai avaliar a proposta de mudar de política. Ele explicou que precisa avaliar com cuidado as consequências de uma mudança neste momento, as aspirações políticas do novo partido, além de também analisar o futuro político do seu atual grupo.
Apesar da indefinição, ele, de acordo com o Diário de Cuiabá, não descartou a possibilidade de mudar de lengenda. Assim como outros parlamentares convidados, Homero afirmou que antes precisa conversar primeiramente com sua base política para decidir. O parlamentar federal foi convidado pessoalmente pelo prefeito de São Paulo e fundador da sigla, Gilberto Kassab, e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal José Riva (PP).
Em Mato Grosso, é dada como certa a migração de Riva, do vice-governador Chico Daltro, dos deputados federais Roberto Dorner e Neri Gueller, do deputado estadual Airton Português (todos do PP). Receberam o convite e ainda analisam, os deputados federal Júlio Campos e estadual Dilmar Dal Bosco (ambos DEM).
Amparados em uma “brecha” da legislação, eles podem trocar de partido, desde que este seja recém criado, sem correr o risco de perder o mandato eletivo.