A pacata cidade de Santo Antonio do Leverger (60 km Cuiabá) parte das principais lideranças políticas do Brasil e de Mato Grosso se despediram, no final da tarde, do senador Jonas Pinheiro, 67 anos, que faleceu ontem à noite, de falência múltipla de órgãos. Foi velado na casa da família, em sua terra natal, por onde passaram mais de 3 mil pessoas, e houve missa. O corpo do senador foi levado, a pé, até o cemitério. Antes do sepultamento houve discursos com muitas homenagens. A viúva, Celcita, disse que, agora, Jonas estará em um lugar bem melhor e que sua vida “foi dedicada para a população. Ele morreu deixando alegria e bons exemplos para família e para todos”.
•Veja fotos do dos funerais de Jonas clicando aqui
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) lembrou os anos que trabalhou no Senado com Jonas. Destacou sua forte liderança sendo um dos profundos conhecedores do agronegócio e afirmou que o Senado sentirá muito sua falta.
O governador Blairo Maggi lembrou que Jonas foi ao Paraná pedir para seus pais deixarem ele ser político. “Se hoje sou governador foi por iniciativa dele, desde quando iniciei como seu suplente de senador”, disse.
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) discursou em nome da Câmara dos Deputados. O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, fez homenagens em nome dos prefeitos mato-grossenses. Gilberto Goelner, primeiro suplente de Jonas, falou em nome dos agricultores brasileiros e, Julio Campos, amigo de décadas de Jonas, em nome do DEM.
A Escola de Samba que Jonas ajudou a fundar, fez homenagens ao seu ilustre componente. Sob aplausos, o corpo de Jonas foi sepultado onde começou sua vida para, mais tarde, ganhar projeção nacional.
Estiveram nos funerais de Jonas, velhos e novos companheiros de Senado e Congresso Nacional, como o líder do DEM, José Agripino (RN) e os senadores Marco Maciel, Katia Abreu, Romeu Tuma, Heráclito Fortes, Mão Santa, Demóstenes Torres, Seyrs Marli, Neudo Conto, Cícero Lucena, Marisa Serrano, Lucia Vania, Sergio Guerra e Augusto Botelho, dentre outros. A presidente nacional do Psol e ex-senador Heloisa Helena também compareceu.
Em instantes, mais detalhes
Leia mais
Arthur Virgílio diz que morte de Jonas é grande perda; Simon também lamenta
Cúpula do Congresso e de Mato Grosso se despede de Jonas
Jonas vai deixar saudades, diz Mercadante; Collor diz que fica o ‘bom exemplo’
Jaime diz que Mato Grosso deve muito a Jonas
Cuiabá, Sinop, Sorriso e Nova Mutum decretam luto oficial pela morte de Jonas
Veja a repercussão nacional da morte de Jonas Pinheiro
Cancelada sessão do Congresso Nacional devido a morte do senador Jonas Pinheiro
Cristovam diz que Jonas deixou MT orgulhoso; para Gilvam ele trabalhou como um ‘trator’
Senador catarinense diz que morte de Jonas é ‘perda irreparável’