Acaba hoje o prazo para os partidos políticos encaminharem à Justiça a relação de todos os seus filiados. Quem não atualizar os dados corre o risco de continuar citado na lista anterior do partido no qual militava, o que, muitas vezes, pode resultar em dupla filiação por causa do troca-troca partidário.
O alerta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vale para todos os filiados a qualquer partido e principalmente para os pré-candidatos que mudaram de filiação recentemente. A dupla filiação implica na anulação das adesões aos dois partidos. Com isso, o candidato fica impedido de disputar qualquer cargo na eleição do ano que vem.
Os partidos têm que encaminhar a lista de filiados duas vezes ao ano, de acordo com A Gazeta. Segundo o TRE, a primeira listagem é entregue até a segunda semana de abril. A segunda deve ser entregue até a primeira quinzena de outubro, mas, devido ao feriado do dia 12 de outubro, o prazo foi estendido para o primeiro dia útil após o feriado.
O secretário Judiciário do TRE, Edivaldo Rocha, informa ainda que o candidato que pediu desfiliação e mudou de partido até o último dia 5 com interesse em ser candidato é obrigado a comunicar a agremiação na qual estava filiado e também a zona eleitoral em que tem domicílio eleitoral.