PUBLICIDADE

Henry vai à Secretaria de Saúde e começa se inteirar de problemas

PUBLICIDADE

O secretario de Estado de Saúde, Augusto Amaral, promoveu reunião com a equipe de trabalho da secretaria, composta pelos secretários adjuntos, superintendentes, coordenadores, gerentes e diretores das Unidades Desconcentradas, a fim de iniciar a transição da Pasta da Saúde vez que deixa o cargo no dia 31 de dezembro e o deputado federal Pedro Henry passa a assumir como secretário de Saúde no ano de 2011.

Augusto Amaral apresentou a equipe de gestão da Saúde Pública das mais diversas áreas que, dentro do contexto de cada uma, forma o corpo administrativo da saúde no Estado. O secretário pontuou as metas já estabelecidas pelo governador Silval Barbosa e que, dentro das diretrizes e normas do Sistema Único de Saúde (SUS), estão contidas no Plano Plurianual de Trabalho e com a gestão compartilhada e descentralizada, conforme o que foi estabelecido pelo Governo cuja intenção é fortalecer a rede SUS no Estado de Mato Grosso, municipalizando, descentralizando e priorizando a população com os serviços de saúde mais próximos de suas residências.

“O grande desafio para a Saúde Pública é pautá-la na eficiência, modernidade e dotar o Estado de serviços de saúde também já visando a Copa do Mundo de 2014, na estratégia de ação que será encaminhada ao próximo gestor da Saúde do Estado. Por isso a necessidade imediata de promover a transição pelo fato de que a Saúde Pública anda no ritmo de 24 horas sempre com demandas novas, serviços que não podem sofrer descontinuidade e é o momento da sistematização da gestão no seu campo técnico e momento de elencar as prioridades que serão executadas do ano de 2011 a 2014”, disse o secretário.

Já em tom de despedida o secretário Augusto Amaral disse que sua vida sempre foi pautada em desafios e que ser gestor da Saúde por este tempo de oito meses foi um bom desafio onde aprendeu muito com cada um que passou a conviver e respeitar os preceitos da gestão do SUS.

“Sempre soube que assumir a Pasta da Saúde não era das missões mais fáceis, mas com a equipe que o SUS tem, com servidores comprometidos com a gestão, enfrentamos desafios e adquirimos conquistas. Elenco uma de tantas que fomos vitoriosos em poder dar a população a acessibilidade aos serviços de saúde que foi justamente pôr em prática o PAS da Saúde onde conseguimos fazer a fila do SUS andar nos quatro cantos do Estado. Um grande exemplo foi no município de Cáceres, onde conseguimos zerar a fila, mas para tanto estabelecemos parcerias fortes com o município, com o consórcio, com as entidades do SUS para que isso pudesse se tornar realidade. E esta é a base da gestão. Sozinhos não conseguimos avançar. A gestão tem meios de se fortalecer com os parceiros”, disse Amaral.

“Um outro grande desafio da gestão foi tentar estancar o excesso de liminares no que conseguimos uma redução de até 60% e que para isso buscamos o diálogo com o Poder Judiciário, melhoramos a gestão na acessibilidade dos serviços, arregaçamos as mangas e partimos para o trabalho árduo. O resultado foi sentido por toda a equipe”, concluiu Amaral, dentre tantas outras conquistas como proporcionar ao Estado adquirir melhor seus bens e produtos com os pregões eletrônicos.

Já o deputado federal Pedro Henry, ao se apresentar à equipe, disse que o governador o convidou para compor o staff pelas suas prerrogativas de ser político, ser médico e uma pessoa com mandato. Isso o credencia para enfrentar os desafios da Saúde, que vão ser muitos, no campo da gestão de aquisição de serviços e produtos, no campo político de buscar recursos no Distrito Federal para tornar a Saúde Pública de Mato Grosso mais forte e resolutiva e, no campo médico, o fortalecimento e visualização de serviços de saúde necessários para a implantação, conforme a evolução das necessidades da população no que diz respeito à saúde curativa.

“Temos que resolver hoje o que a população precisa, que é de serviços da saúde curativa e ao mesmo tempo caminharmos no fortalecimento da Saúde Básica. Quando o governador me convidou para ser gestor da Saúde me mostrou uma pesquisa de opinião pública sendo a maior preocupação o acesso aos serviços de saúde, que ficou em 1º lugar como grau de insatisfação de oferta de serviços públicos. O meu desafio é reverter para satisfação. Tenho o espírito de construir e devo contar com a ajuda da equipe da Saúde Pública do Estado e principalmente com os servidores de carreira nessa empreitada e nesses novos desafios”, disse o deputado.

A reunião teve a dinâmica da apresentação individual dos gestores, com a possibilidade de dar uma pincelada da atribuição, competência de cada área e de serviços de Saúde já instalados em Mato Grosso.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE