O ministro chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, cancelou as fiscalizações nos orçamentos das prefeituras de Diamantino (Médio-Norte) e Comodoro (Oeste), selecionadas no sorteio da 36ª Etapa do Programa de Fiscalização a Partir de Sorteios Públicos. Na portaria de divulgada, hoje, ele tomou a ação em decorrência do movimento grevista dos servidores da controladoria. As fiscalizações em outras 35 cidades também foram canceladas.
No programa, as cidades com menos de 50 mil habitantes, o foco dos trabalhos previsto é aplicação das verbas federais nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, caso de Diamantino e Comodoro. Nas com população entre 50 mil a 500 mil pessoas, o foco dos trabalhos são as áreas de Educação e Desenvolvimento Social. Um dos objetivos da Controladoria Geral também é constatar possíveis falhas nas administrações municipais, a exemplo de divergências nas prestações de contas. Com o cancelamento das fiscalizações, as cidades atingidas participarão de um novo sorteio.
Ano passado, Colíder e Santa Rita do Trivelato foram os municípios mato-grossenses escolhidos em sorteio realizado pela Controladoria Geral para passar por fiscalização.