O prefeito em exercício, Aparecido Granja, entrega daqui a pouco ao ministro de Assuntos Extratégicos, Mangabeira Unger, documento com solicitação do município e de entidades (Sindicato Rural, Acrinorte, Sindusmad, dentre outros) pedindo apoio para que seja instalado em Sinop um centro de pesquisas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias). “Vamos pedir apoio do ministro para conquistarmos esse centro que fortalecerá a agricultura, pecuária e também o setor florestal e ambiental de Sinop e região”, afirmou Granja, ao Só Notícias.
Esta semana, em Brasília, lideranças sinopenses, acompanhadas do senador Gilberto Goellner e parlamentares estaduais, mostraram ao presidente da Embrapa, Silvio Crestana, que Sinop é polo regional no Nortão e que tem uma área apropriada para instalar o centro.
Dois dias antes de sair de licença para tratamento de saúde, o prefeito Nilson Leitão reuniu-se com técnicos da Embrapa que estiveram em Sinop fazendo levantamento técnico e manifestou apoio incondicional para ser feita parceria e instalado o centro de pesquisas.
Sorriso também pleiteia o centro e os técnicos da empresa também estiveram na cidade buscando informações técnicas e analisando locais onde o centro poderia ser instalado.
A Embrapa não informou quando decidirá em que cidade a unidade de R$ 1 milhão será implantada.
O ministro chega às 18h em Sinop onde se reunirá com lideranças para tratar de assuntos ligados ao meio ambiente e agronegócios. Ele já esteve em Rosário do Oeste, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e também visitará Sorriso.