PUBLICIDADE

Governo reduzirá número de policias na área administrativa no Estado

PUBLICIDADE

O Governo do Estado está realizando um cadastramento de todos os policiais militares de Mato Grosso. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Leovaldo Sales, já há 6.690 militares cadastrados. A informação foi repassada durante a reunião entre o governador Blairo Maggi e a cúpula da PM, que começou na manhã desta terça-feira (16/08) e deve se estender durante toda a tarde.

O objetivo do cadastramento, segundo o coronel, é reduzir em 50% o número de policiais que atuam na parte administrativa dos órgãos do Estado e que estão à disposição de outras instituições, como Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça e prefeituras. “Com essa projeção teremos em breve cerca de 500 policias de volta às atividades de policiamento”, afirmou. De acordo com o coronel, ainda há cerca de 800 policias a serem cadastrados.

O levantamento da lotação dos policiais militares foi apresentado ao governador Blairo Maggi durante a reunião. Dos 6.690 policiais militares cadastrados até agora, segundo o comandante-geral, 3.376 estão nas atividades de policiamento. “Isso sem considerar que em cada comando regional ainda temos o diferencial administrativo. É possível que tenhamos menos de 3 mil policiais para atividade de policiamento”, informou coronel Salles.

“A idéia hoje aqui é que a gente chegue a um acordo, para que funções administrativas e funções de meio sejam substituída por civis, e que esses policiais possam ir às ruas fazer o combate da criminalidade”, informou o governador, durante a pausa da reunião para o almoço.

Quanto à questão de recursos humanos da PM, o governador disse que reconhece que o número é reduzido. “O ideal seria 11 mil homens, mas infelizmente o Estado não tem hoje como cobrir todos esses postos”, disse.

CONCURSO – O governador informou que será realizado concurso público para a admissão de cerca de 250 policiais militares que trabalharão na segurança dos presídios das cidades de Água Boa e Sinop. As obras das penitenciárias devem ser concluídas neste ano. De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson, com estes novos policiais o Estado terá contratado nessa gestão 2 mil policiais militares.

Os policiais também discutiram com o chefe do Executivo Estadual propostas de melhorias na área de materiais. Maggi informou aos militares que o Governo do Estado fará uma aquisição de 300 veículos para a corporação ainda este ano. Ele ressaltou que o nos últimos dois anos a PM recebeu uma frota de 450 veículos novos.

A previsão é de que a encontro dure a tarde inteira. Outros pontos de discussão da reunião serão sobre o quadro de saúde da PM, inclusão e ensino, salários e reestruturação da corporação.

Os secretários Luis Antônio Pagot (Casa Civil), Geraldo De Vitto (Administração), da Casa Militar (Orestes Oliveira) também participam da reunião.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE