O governo de Mato Grosso reconheceu, hoje, o estado de emergência decretado pelos municípios de Carlinda e Cláudia (ambas no Norte) e Santa Cruz do Xingu (extremo Nordeste) devido aos estragos causados pelas chuvas. Elas deixaram estradas intrafegáveis com pontos críticos de atoleiros, isolou comunidades, além de prejuízos na safra. O valor a ser repassado para reparos ainda não foi divulgado, no entanto, a oficialização é mais um passo dado para liberação, já que a União também já reconheceu a situação. Em Cláudia, por exemplo, a estimativa é de pelo menos R$ 6 milhões em prejuízos.
No início da semana o governo já havia reconhecido o estado de emergência decretado pelos municípios de Aripuanã, Cotriguaçu, Guarantã do Norte, Nortelândia, Nova Olímpia, Santa Carmem, Tapurah e Comodoro. Ainda é articulada a liberação de recursos junto a União, com reforço da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Conforme Só Notícias já informou, em Mato Grosso, 41 municípios de várias regiões foram atingidos pelas chuvas. Desses, pelo menos 27 já decretaram situação de emergência, reconhecida pelo governo do Estado.