O governo do Estado encaminhou à Assembleia o projeto de lei 47 com o objetivo de regularizar o Hospital Regional de Alta Floresta que, desde 2011, deixou de ser gerido pelo município e passou a ser de responsabilidade do Estado. Hoje a unidade não se encontra atualmente na gestão orçamentária da Secretaria de Estado de Saúde. O projeto prevê que passa a atender em parceria com organizações sociais, associações e com instituições assistenciais e sanitárias dos municípios da região, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa é uma demanda antiga. Em dezembro de 2011, através da Resolução CIB 162 (Comissão Intergestores Bipartite) foi aprovada a transferência da gestão municipal para a gestão estadual do Hospital Albert Sabin. De acordo com o governo, embora a transferência tenha ocorrido a partir de 2012, ainda está pendente a regularização formal da transição aprovada pela Resolução 162, o Hospital Regional não se encontra na gestão estratégica e orçamentária da secretaria estadual de Saúde. Segundo a assessoria, o governador Pedro Taques entende que o projeto visa dar cumprimento a legalidade das ações de saúde para a unidade.
O Hospital Regional de Alta Floresta realizou, em 2015, aproximadamente 15 mil internações e 208 mil procedimentos de saúde.