O governador Silval Barbosa participou, hoje, do lançamento do XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que acontece entre os dias 4 a 9 de novembro. O encontro reuniu representantes dos Órgãos Gestores de Recursos Hídricos de todo Brasil, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. "Estamos aqui para formular políticas públicas para preservação dos recursos hídricos. E sem água é impossível produzir. Por isso nosso maior desafio é produzir com sustentabilidade", afirmou ele.
De acordo com o coordenador geral do Fórum do Comitê Nacional de Bacias Hidrográficas, Mário Dantas, as reuniões servirão para trocar informações com todo Brasil das boas práticas com os recursos hídricos para que possam desenvolver políticas públicas que conservem a água em quantidade e qualidade. "Viemos trocar ideias, aproveitar o que os outros têm feito de bom e sair daqui mais ricos", afirmou.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão, o evento vai contribuir com as políticas do Estado de preservação da água. "Mato Grosso foi o primeiro Estado a elaborar um plano Estadual de recursos hídricos. E agora vamos trocar informações com o Brasil e a América Latina para preservação da água", afirmou.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba, Dércio Siebert, destacou o evento como forma e fomentar a conscientização ambiental da população. "Mato Grosso tem muita água e precisamos cuidar muito bem dela", afirmou.
Também participaram do lançamento o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob), Lupercio Ziroldo Antonio; o coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mário Dantas, e representantes Estaduais de entidades ligadas ao meio ambiente.