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Governo itinerante Sinop: aldeias indígenas terão melhorias na educação e infra-estrutura

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Índios das aldeias Capoto, da Reserva Capoto-Jarina, no município de Peixoto de Azevedo, e da Metuktire serão beneficiados pelo Governo do Estado com obras em Educação e Infra-estrutura. As definições foram tomadas nesta sexta-feira, durante a visita que o cacique caiapó Megaron Tuxcarramãe fez ao governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Educação Luiz Antônio Pagot no Gabinete Itinerante do Estado, instalado em Sinop. Megaron é sobrinho do lendário cacique Raoni e administra a sede regional da Funai em Colíder.

De acordo com o secretário de Educação, uma escola será construída na aldeia Capoto, em uma parceria com a Prefeitura de Peixoto de Azevedo e o Ministério de Educação, que destinará os recursos para a construção. Ao Governo do Estado caberá a abertura da estrada de acesso à aldeia, no entroncamento com a MT-322, com a melhoria de pequenas pontes em um trecho de 60 quilômetros. Na aldeia Capoto vivem atualmente cerca de 460 caiapós.

A outra escola será construída pelo Governo do Estado na aldeia Metuktire, local de difícil acesso, que fica no Parque Indígena do Xingu. Conforme explicou Pagot, a Seduc irá analisar a melhor alternativa de transporte do material para a construção da escola, que será erguida em uma estrutura semelhante a um cocar, com as salas de aulas ao redor de um pátio central.

“O Estado continuará o reforço na Educação e com os povos indígenas não seria diferente, pois dedicamos um trabalho especial nesse sentido”, destacou Pagot.

A obra da estrada deve ser iniciada após o período de chuvas.

O Parque Indígena do Xingu, o Governo de Mato Grosso possui seis Escolas Indígenas Estaduais Centrais: “Ikepeng”, no Posto Indígena Pavuru; a “Leonardo Villas Boas”, no Posto Leonardo)”; a “Diawarum”,no Posto Diawarum; a “Karib”, na aldeia Kuikuru; a Kisedje, na aldeia Ngoiwere; e a “Kamadu”, na aldeia Tuba tuba. Todas essas escolas possuem salas anexas em mais 24 aldeias e juntas atendem 3,5 mil estudantes.

Em outros quatro municípios da região Norte, Nova Ubiratã, Marcelândia, Feliz Natal e União do Sul o Estado também trabalha com a Educação Indígena.

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