A secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística investiu mais de R$ 35 milhões em obras estruturais urbanas nos municípios de Mato Grosso desde o início do ano passado até o mês passado. O investimento corresponde, principalmente, a obras de habitação, saneamento básico, obras públicas e de acessibilidade, como praças, calçadas, quadras poliesportivas, por exemplo, realizadas pela Secretaria Adjunta de Cidades (Sacid) da Sinfra, em parceria com prefeituras.
No eixo de habitação, foram finalizadas 2.322 novas unidades habitacionais dos residenciais Nico Baracat e Santa Bárbara, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente. As moradias fazem parte do programa “Minha Casa, Minha Vida” e são destinadas a famílias que possuem baixa renda ou vivem em situação de vulnerabilidade.
Ao todo foram aportados R$ 7,4 milhões para as obras de habitação, que contaram ainda com recursos dos municípios e do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal. Realizar o sonho e garantir o direito à casa própria fazem parte da política pública habitacional adotada pelo Governo do Estado em prol do cidadão mato-grossense.
No que diz respeito ao saneamento e obras públicas nos municípios, foram concluídas 31 obras, com o apoio ofertado às prefeituras para elaboração de projetos técnicos de saneamento básico, de implantação, ampliação e reforma de sistemas de abastecimento de água, bem como de construção e reforma de obras públicas municipais.
Dentre elas está o sistema de abastecimento de água nos municípios de Araputanga e Alto Paraguai, por exemplo. Também foram finalizadas obras de praças públicas, como nas cidades de Mirassol D´Oeste, Guarantã do Norte e Jauru, que passaram a contar com mais um espaço de convivência e lazer.
A Secretaria Adjunta de Cidades também emitiu 360 laudos de vistoria e avaliação de imóveis, documento necessário para registrar informações a respeito do estado de conservação de imóveis. Além disso, elaborou 53 projetos técnicos de edificações e infraestrutura e outros 23 já estão em fase de conclusão, bem como fez a análise de 95 projetos necessários para a formalização de convênios.
Já em execução estão 188 obras oriundas de convênios, contratos e cooperação técnica entre Estado e Municípios. Para a secretária adjunta de Cidades da Sinfra, Rafaela Damiani, o apoio dado aos municípios e a realização de obras de infraestrutura urbana são fundamentais para levar mais desenvolvimentos às cidades, especialmente na área social.
“O governo do Estado tem feito muito nos municípios. Somente neste ano, entregamos importantes obras na área de habitação, saneamento e lazer, por exemplo, em várias cidades. Concluímos obras que estavam paradas há anos por algum tipo de impasse e que agora realmente estão sendo usadas e fazendo a diferença na vida dos cidadãos”, disse.