O governador Pedro Taques anunciou, ontem, durante o 8º Fórum Político do Estado de Mato Grosso, em Porto Alegre do Norte, que um Hospital Regional será construído na cidade, uma demanda antiga da região. Durante a participação no evento, o governo do Estado ainda anunciou outros investimentos para a região.
De acordo com o governador, em até oito meses o projeto do hospital será entregue à Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte. “Queremos transformar Porto Alegre do Norte no referencial de saúde dessa região, assim como Confresa será a referência da educação e Vila Rica uma referência em segurança. Teremos aqui um novo Mato Grosso”.
Segundo ele, na próxima edição do Fórum algo mais concreto já estará em andamento. “Ainda não poderemos inaugurar o hospital, porque leva de 20 a 24 meses para a construção. E os recursos são poucos, mas estamos desde o início do ano trabalhando em parcerias público-privadas para viabilizarmos a construção”.
O futuro Hospital Regional de Porto Alegre do Norte terá 150 leitos de enfermaria e internação e outros 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Além do anúncio do hospital, vários secretários de Estado estiveram na cidade levando outras ações, voltadas à infraestrutura, saúde e agricultura familiar. “São três eixos principais para esta região: as ações do Instituto Mato-grossense da Carne, voltadas à bovinocultura; pavimentação, manutenção e reconstrução de estradas na Secretaria de Infraestrutura, já que esta é a região de Mato Grosso menos pavimentada; e fomento à piscicultura e cadeia leiteira, voltado à produção familiar”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo.
Para a piscicultura, o secretário da Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, trouxe para o Fórum uma capacitação em manejo de pirarucu, peixe nativo do Rio Araguaia, que banha os nove municípios da região. “Começamos o programa com essa capacitação, mas também traremos alevinos e ajuda na construção de tanques e da infraestrutura necessária para o cultivo”.
Além disso, o secretário também anunciou a entrega de 25 refrigeradores de leite e outros maquinários necessários para a comercialização de leite. No total, são mais de R$ 2 milhões de investimentos para a produção familiar.
Para a infraestrutura, o secretário Marcelo Duarte anunciou o encabeçamento da Ponte sobre o Rio Araguaia, no município de Cocalinho, divisa entre Mato Grosso e Goiás. A Secretaria de Infraestrutura começará a obra em junho, em parceria com governo de Goiás. Além disso, os recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) serão destinados a outras obras de pavimentação, além da ajuda do Estado com maquinários.