A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Infraestrutura, a Valec e a empresa Vale S/A vão dar a partida para o início das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). O evento de lançamento da ferrovia vai ocorrer às 15h, nesta sexta-feira, em Mara Rosa (GO, onde, futuramente, será a conexão entre a Fico e a Ferrovia Norte-Sul (FNS).
Com extensão de 383 km, a Fico escoará a produção de grãos da região de Água Boa, em Mato Grosso, pela FNS, o que possibilitará acesso aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA). O projeto foi estimado em R$ 2,73 bilhões para fins de determinação dos investimentos cruzados em decorrência da prorrogação antecipada do prazo do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas, operada também pela Vale. Além disso, estimam-se 7 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda) durante a construção.
O projeto vai ser realizado em duas fases, sendo a primeira entre Mara Rosa e a Ponte sobre o Rio Araguaia. Já a segunda etapa será da Ponte sobre o Rio Araguaia até Água Boa. Vai seguir de Leste para Oeste, a partir das cidades localizadas nos pontos iniciais de cada um dos trechos. Os primeiros 30 quilômetros de construção da fase inicial ligam os municípios de Mara Rosa, onde fará conexão com a Ferrovia Norte Sul (FNS), e de Alto Horizonte (GO).
Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, “O projeto vai ser fundamental para interligar a malha ferroviária brasileira, equilibrar a matriz de transportes e estimular a multimodalidade, bem como escoar a produção de grãos, especialmente de soja e milho, a partir da região Centro-Oeste em direção aos principais portos do país”.
No início do mês, conforme Só Notícias já informou, o Ministério da Infraestrutura divulgou que a Vale já entrou com pedido para construção do trecho da Fico, entre Água Boa e Lucas do Rio Verde. Para essa segunda obra, os investimentos previstos são de R$ 6,4 bilhões.