PUBLICIDADE

Governo estadual pressionará bancada federal para liberar concessões de aeroportos no Estado

PUBLICIDADE

O governo pretende pressionar a bancada federal de Mato Grosso no Congresso para conseguir a concessão de cinco aeroportos no Estado (Sinop, Cuiabá-Várzea Grande, Alta Floresta, Rondonópolis e Barra do Garças). De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, o assunto perdeu terreno após as delações que abalaram Brasília no último mês. “Neste momento não está entre as prioridades. Assim que as coisas acalmarem, vamos voltar com a bancada para que saia o decreto”, afirmou, ao Só Notícias.

O decreto ao qual se refere Duarte deverá ser emitido pela Casa Civil do governo federal, autorizando a Secretaria de Aviação Civil (SAC) a continuar a modelagem das concessões e, em seguida, publicar os editais. “Era demanda do governo do Estado. A gente percebeu que o aeroporto Marechal Rondon era superavitário. Então propusemos à SAC que o ganhador da concessão, ao invés de pagar outorga, deveria assumir outros quatro aeroportos em Mato Grosso. Os técnicos da secretaria fizeram as contas e perceberam que era viável. Em seguida, a SAC iniciou uma pré-modelagem. Agora, precisa deste decreto da Casa Civil”.

Para o secretário, as concessões irão transformar a aviação regional de Mato Grosso. “Vai entrar em novo patamar. Iremos trazer operador de porte internacional e os investimentos devem passar de R$ 1 bilhão. Além deste incentivo financeiro, este operador também vai trazer novos voos e rever a malha aérea do Estado. Tenho certeza que será uma revolução”.

No pedido encaminhado, em abril, ao ministro dos Transportes, Maurício Quintela, a qual a Secretaria de Aviação Civil é vinculada, o governador Pedro Taques (PSDB) solicitou e o governo federal aceitou a inclusão do Marechal Rondon e dos demais aeroportos no Programa Nacional de Desestatização (PND). Estudos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) apontaram que os aeroportos, que possuem grande potencial de crescimento, podem ser melhor explorados caso os projetos de estruturação sejam modelados, formatados e executados em conjunto com o Marechal Rondon. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE