O governador em exercício Chico Daltro irá encaminhar à Assembleia Legislativa dois projetos de lei que beneficiarão a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O primeiro regulamenta a atuação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior revitalizando a fundação. “Não tem como, hoje no Brasil, uma universidade pública trabalhar sem esse instrumento operacional, para o seu desenvolvimento – seja ele pedagógico, de pesquisa, ou mesmo administração de projetos para atrair recursos”, disse.
O segundo projeto é sobre o número de professores contratados pela instituição, que servirá para sanar uma lacuna na legislação já que a lei complementar 030, que criou a Unemat, estabelecia o número de 598 professores. Essa lei foi revogada, mas a seguinte não tratava o número de professores. Hoje a universidade tem em seu quadro 1.058 professores e o projeto vai regularizar essa situação.
A assinatura dos dois projetos ocorreu, esta tarde, e Chico Daltro lembrou que o governador Silval Barbosa sempre teve uma posição de apoio à Unemat “desde quando era parlamentar e depois assumiu a vice-governadoria e como governador sempre manifestou essa posição de ter a Unemat como parceira”.
Daltro afirma que “a Unemat é um instrumento valioso do crescimento do Estado e dá melhoria da qualidade de vida do povo mato-grossense, por meio do acesso à Educação em geral, e da superior em especial. A Unemat vem se firmando como uma instituição de oferta de ensino superior de qualidade”.
O reitor Adriano Silva disse que o projeto que regulamenta atuação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior é semelhante a lei federal que regulamenta, como exemplo, a Uniselva, que é a fundação de apoio da UFMT. Já o projeto de lei sobre o número de professores, vai sanar uma lacuna na legislação.