O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou hoje que o governo do Estado emitiu a ordem de serviço para a construção da nova sede do Laboratório Central (Lacen) do Estado de Mato Grosso. O valor estimado da obra é de R$ R$ 11,8 milhões e o prazo de conclusão é de 16 meses.
“O Lacen se tornou, ao lado de outros laboratórios públicos do Brasil, referência no sequenciamento genético para identificação de variantes do coronavírus. Antes, as amostras de Mato Grosso eram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz para realizar o sequenciamento genético”, afirmou Gilberto, ao publicar, em uma rede social, as fotos de como será o novo prédio do Lacen.
A unidade especializada gerida pela secretaria Estadual de Saúde contará com uma estrutura de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados completamente nova. O Lacen será construído em anexo ao Hospital Central do Estado, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Em novembro de 2021, o Laboratório celebrou 46 anos de serviços ofertados aos 141 municípios de Mato Grosso. Desde o início da pandemia pela Covid, em março de 2020, o laboratório já realizou mais de 400 mil testes. Durante esse período, o laboratório passou de cerca de 60 análises de exames laboratoriais por mês para mais de 5 mil exames por dia, com laudo e parecer técnico dos resultados para a unidade de Vigilância em Saúde.
O Lacen ainda atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde com oferta de exames de patologia clínica, sorologia, virologia, entre outros.