O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o governo do Estado já deram início às tratativas visando a segurança das eleições municipais do próximo ano. A primeira reunião aconteceu, esta tarde, entre a presidente do tribunal, desembargadora Maria Helena Póvoas, o governador Pedro Taques, o corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Ferreira da Silva e os secretários de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque e da Casa Civil, Paulo Taques.
O governador elogiou a iniciativa do TRE, que planeja com antecedência todas as etapas do processo eleitoral. “Quero parabenizá-la pela organização da Justiça Eleitoral, que se preocupou em nos trazer essa pauta a praticamente um ano e meio antes das eleições”.
A desembargadora Maria Helena Póvoas explicou que este planejamento é necessário porque grande parte das ações previstas terão impacto no orçamento do próximo ano, tanto da Justiça Eleitoral quanto do Poder Executivo. Na área da segurança, por exemplo, caberá ao governo do Estado prever recursos para o pagamento de diárias e alimentação dos policiais civis e militares envolvidos no processo eleitoral.
Taques disse que a Justiça Eleitoral pode contar com o governo do Estado para garantir eleições seguras em 2016 e sugeriu a imediata criação de um comitê para dar início aos trabalhos, com a participação dos secretários de Segurança, Mauro Zaque, e da Casa Civil, Paulo Taques. A proposta foi prontamente aceita pela desembargadora Maria Helena Póvoas e pelo corregedor eleitoral, desembargador Luiz Ferreira da Silva.